Tratamentos de Medicina Física e de Reabilitação – Fisioterapia

Home / Tratamentos de Medicina Física e de Reabilitação – Fisioterapia
Antes de iniciar qualquer tratamento, é realizada uma consulta de especialidade, efectuada por um Médico Fisiatra (especialista em Medicina Física e de Reabilitação), que permite prescrever o tratamento de acordo com a especificidade de cada utente e fazer a coordenação do programa de tratamento inicial e subsequente. No seguimento da consulta é atribuído um documento onde consta o horário de tratamento e o(s) terapeutas / técnicos responsáveis pela sua execução.

Os tratamentos de Medicina Física e de Reabilitação / Fisioterapia, abrangem uma série de áreas-chave, como doenças articulares, musculares, neurológicas, doenças respiratórias, cardiovasculares, traumatismos, osteoporose e dor crónica. Também tratamos de lesões desportivas.

Os tratamentos são realizados de acordo com a prescrição efectuada pelo médico, utilizando para o efeito uma grande diversidade de instrumentos terapêuticos, incluindo-se entre os mais convencionais: termoterapia (calor húmido, parafina), ultrasons, correntes com efeito analgésico ou excitomotor, de baixa ou de média frequência, a eletroestimulação transcutânea (TENS), ondas curtas e laser, por forma a proporcionar a quem nos procura, uma prevenção e ou recuperação eficaz e rápida, com o objectivo de responder às necessidades especificas de cada utente, maximizando o seu potencial de recuperação e o restabelecimento de uma condição normal de saúde tanto quanto possível.

Para além destes agentes físicos, é feita aplicação de massagem terapêutica, pressoterapia, aparelhos de mecanoterapia e de cinesiterapia adequada, e em conformidade com o programa terapêutico estabelecido, contemplando a recuperação nas áreas de:

  • Reabilitação ortotraumatológica
  • Reabilitação reumatológica
  • Reabilitação desportiva
  • Reabilitação neurológica
  • Reabilitação pediátrica
  • Reabilitação respiratória
  • Reabilitação cardiovascular
  • Reabilitação em geriatria

Dispomos de outras técnicas para além das mais comuns acima referidas, que representam terapêuticas muito úteis, algumas implicando equipamento sofisticado.

Laser

top_laser

Os aparelhos de Laser usados em Medicina Física e de Reabilitação têm potências entre 5 e 60 mW, tendo efeito anti-inflamatório, regenerador, cicatrizante e analgésico.

As indicações terapêuticas do Laser são vastas em patologias do foro músculoesquelético neurológico e dermatológico. Está indicado em traumatismos e contraturas musculares, entorses, cicatrizes, tendinites, bursites, fasceítes, em patologias dolorosas da coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias) e de articulações dos membros, designadamente por osteoartrose e artralgias inflamatórias. Também em nevralgias e situações dolorosas após tratamento cirúrgico. É um meio terapêutico que também tem as suas contra-indicações. A sua utilização deve ser criteriosa, em função da situação clínica de cada doente.

OUTROS TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA