Incontinência Urinária / Reabilitação Perineal

Home / Incontinência Urinária / Reabilitação Perineal

incontinenciaAs alterações da região pélvica na mulher e no homem, podem levar a incontinência urinária e fecal, disfunções sexuais, prolapsos, alterações posturais e dores. São diversos os fatores que podem levar a alterações musculares do períneo, nomeadamente a idade, a obesidade, o tabagismo, a gravidez, a menopausa e no caso dos homens também a cirurgia à próstata.

O Períneo ou Pavimento Pélvico, é um conjunto de músculos na base da bacia e que faz parte do sistema de sustentação da bexiga, genitais, do útero e do reto. Estes músculos são responsáveis pela continência urinária e fecal e função reprodutiva. O seu bom funcionamento, está também relacionado com a satisfação sexual.

A reabilitação perineal é um tratamento eficaz e não invasivo para estas disfunções, bem como um meio de prevenção. Tem como objetivos ensinar de forma correta a contração e o relaxamento destes músculos, do esfínter anal e vesical e o reforço muscular específico, de forma a que estes músculos sejam capazes de realizar a sua função.